terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vida alheia


Preste atenção: os problemas dos outros também podem ser seus


Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua mulher abrindo um pacote. pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. foi para o pátio da fazenda advertindo a todos: “tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.”
a galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
– desculpe-me sr. rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
o rato repetiu a história ao porco.
– desculpe-me sr. rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
o rato dirigiu-se à vaca e repetiu a história.
– o que sr. rato? uma ratoeira? por acaso estou em perigo? acho que não!
então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. a mulher do fazendeiro correu para ver o que havia. no escuro, ela não viu que a ratoeira prendeu a cauda de uma cobra venenosa. a cobra picou a mulher. o fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital. ela voltou com febre. todo mundo sabe que, para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. o fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. para alimentá- los, o fazendeiro matou o porco. como a mulher não melhorou, muitas pessoas vieram visitá-la. o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar toda aquela gente.
na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se: quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário