sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão atinge a Bahia durante a madrugada; Chesf e Coelba desconhecem as causas.





A Bahia sofreu um apagão por volta das 23h20 (hora local) desta quinta-feira até a madrugada desta sexta-feira. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligadonacional, do ONS, atingiu todos os consumidores baianos. Segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia da Chesf para fazer a distribuição.
Além da Bahia, outros estados do Norte e Nordeste foram atingidos pelo apagão entre a noite desta quinta-feira (25) e a madrugada desta sexta-feira (26). A falta de luz foi confirmada pela Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), empresa responsávelpela transmissão de energia para oito dos nove Estados nordestinos. As causas do blecaute, no entanto, são desconhecidas.
  “As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos Estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste”, afirmou João Bosco de Almeida, presidente da Chesf.
De acordo com o presidente da Chesf, ainda não é possível saber o que causou o apagão. “Nossa prioridade é religar o sistema. Todas as nossas equipes estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia”, explica.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de energia na região a partir da 0h14, porém, não sabe dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão. Segundo o órgão, a luz foi restabelecida em Tocantins e Pará pouco depois de 1h30 (hora local).
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário